Páginas

5 de jun. de 2011

Jornal Livre: o mais novo projeto do curso de Comunicação Social


Mais um projeto de extensão está chegando para contemplar os alunos de Comunicação Social da UFRN: o Jornal Livre. A ideia consiste em um jornal laboratório direcionado para a prática do jornalismo impresso e agora só depende de questões burocráticas para sair do papel. O Projeto conta com o apoio de estudantes e professores, tendo como seus difusores iniciais, a aluna do 7° período de jornalismo Themis Lima, os alunos do 5° período Rafael Barbosa e Paulo Nascimento também de jornalismo, além do professor Emanoel Barreto.


“Esta é uma reivindicação justa. É preciso um jornal o mais próximo possível dos outros jornais, para que os estudantes sintam como é a vida dos jornalistas lá fora”, disse o docente a respeito da importância do Jornal Livre para os alunos. Outro que comentou sobre o Projeto e como ele surgiu foi Paulo Nascimento. Segundo ele, a princípio, a ideia era fazer uma revista. Depois, o pensamento amadureceu e surgiu o jornal impresso. “Vimos a necessidade dos alunos de escrever para este tipo de veículo”, explicou Paulo.


Em outubro de 2010, alunos e professores uniram-se e deram início a campanha “Queremos um Jornal”, que conseguiu apoio do antigo reitor, Ivonildo Rêgo, e da atual reitora, Ângela Paiva. Já no início do período letivo de 2011, os estudantes deram continuidade a luta pelo jornal impresso, assim como aqueles que recém ingressaram no curso de Comunicação também foram envolvidos e estimulados a participar do Projeto.


Em abril, oficinas nas áreas que contemplarão o Jornal Livre – webjornalismo, produção gráfica, reportagem e fotojornalismo – foram realizadas, afim de que se formasse a equipe que o irá compor. Segundo o professor Barreto, as atividades contaram com alunos bastante participativos. A seleção foi feita por coordenadores e professores que apóiam a iniciativa, sendo selecionados dez repórteres, seis fotógrafos e quatro diagramadores.


O Projeto também tem sido mostrado à sociedade. Paulo falou sobre as formas de divulgação das ações em prol do Jornal Livre e do seu andamento. “A mídia local, tanto impressa - como a Tribuna do Norte e o Jornal de Hoje -, quanto televisiva - TVU -, tem divulgado. Mas, claro, que a maior forma de levar o Projeto aos estudantes e à sociedade é através da internet”, disse o estudante.


Por Kalianny Bezerra

Nenhum comentário :

Postar um comentário