Páginas

20 de out. de 2011

PET de Engenharia Elétrica apresenta robô que desvia de obstáculos


Lego NXT Mindstorms 2.0 é usado no Projeto


Criado a partir de peças do brinquedo LEGO, o robô sem nome criado pelos alunos do curso de Engenharia Elétrica segue o seu caminho de tijolos amarelos em um pequeno tablado branco. Os perigos a serem evitados não são soldados enviados pela Bruxa do Leste, e sim, apenas pequenas formas geométricas espalhadas pelo espaço.


Um coração, assim como o seu “semelhante”, o Homem de Lata, ele também não tem. O cérebro que o faz funcionar e pensar sobre qual seria o melhor caminho foi criado pelos alunos Hugo Rafael Gonçalves, George Denner, Eduardo Brandão e Pedro Araújo. O algoritmo usado, da linguagem C++, foi desenvolvida a partir do conhecimento adquirido na disciplina de Robótica. No futuro, o trabalho pode ser usado para facilitar a vida de pessoas que andam de cadeira de rodas e deficientes visuais.


Controlado a partir de um computador, o robô, criado há um mês, responde a comandos enviados via tecnologia Bluetooth, mas não se sabe até quando. Por ser feito de peças desmontáveis, seu futuro é incerto. Provavelmente, ele não será feito imperador dos Quadlings.


Dica ao leitor: Se você não entendeu alguma coisa, assista a “O Mágico de Oz”.


Por Carolina Cunha Lima

Nenhum comentário :

Postar um comentário