Páginas

20 de out. de 2011

Reaproveitar para não desperdiçar


No Brasil, são descartadas aproximadamente 200 mil toneladas de lixo diariamente. Esse é um número considerável, tendo em vista algumas soluções existentes para a redução ou o reaproveitamento de materiais.


Observando esse fato, os alunos do curso de Geografia da UFRN mostram, durante a 17° Cientec, a importância da reutilização de um meio alternativo que contribui com a diminuição da poluição: os pet’s. A utilização dessas garrafas de plástico chegaram no país, no ano de 1988, como o objetivo principal de reduzir e, até mesmo, substituir as garrafas de vidro.


O estudante Dayan Muniz falou sobre a importância do reaproveitamento dessas garrafas. “A reciclagem de garrafas pet traz muitos benefícios, como, por exemplo, o a diminuição do lixo coletado, acarretando numa melhora ao meio ambiente. Além disso, provoca geração de alguns empregos, como de catadores e sucateiros”, afirma o estudante de Geografia.


O reaproveitamento das garrafas pode ser feito de diversas formas. Com elas, é possível criar poltronas, bancos, tapetes e também roupas. “As camisas da Seleção Brasileira de Futebol são feitas a partir de garrafas pet. Cada uma delas foi feita com material retirado do meio ambiente”, contou Dayan.

No entanto, faz-se necessário ressaltar que, mesmo com o lançamento dessas garrafas, seu reaproveitamento ainda não se espalhou por completo. Isso é constatado quando analisamos que existem, anualmente no país, 3 bilhões de pet’s, mas que apenas 50% do que é produzido é usado para a reciclagem.


Assim, o importante é criar ações que incentivem o reaproveitamento das garrafas. É preciso esclarecer que o meio ambiente precisa de cuidados, e que, com o uso desse tipo de material, a quantidade de problemas causados pelo lixo pode diminuir.


Por Kalianny Bezerra

Nenhum comentário :

Postar um comentário