Páginas

20 de out. de 2011

Química é destaque na CIENTEC 2011


Em meio ao Ano Internacional da Química, é claro que esta importante ciência não poderia ficar de fora da XVII Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura. Localizado em um pavilhão quase que totalmente dedicado às ciências da natureza, o trabalho de duas alunas do Laboratório de Combustíveis da UFRN se destaca.


Fabíola Dutra, 23 anos, e Camila Peixoto, 25, são duas estudantes do curso de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e funcionárias do laboratório. Convidadas a participar da feira universitária, elas toparam o desafio e buscaram despertar, nos estudantes, um interesse maior pela ciência que estudam. “Recebemos muitos alunos de escolas públicas e também adultos que tiram dúvidas conosco”, contou Camila.


Em onze anos de trabalho, o Laboratório de Combustíveis notou uma redução da taxa de adulteração de combustíveis no estado, que gira em torno de 3%, atualmente. Ainda de acordo com as alunas, a qualidade do combustível comercializado na cidade também foi observada.


Além disso, ambas dizem ter um grande interesse em incentivar os alunos a conhecer a Química a fundo. “Os alunos pensam que é algo distante da realidade”, diz Fabíola, que, ao lado de Camila, ainda faz demonstrações de como é feita a análise dos combustíveis no estande (no que é acompanhada por bastante atenção pelos visitantes).


Se você ficou interessado em conhecer o trabalho do laboratório, basta visitar o estande localizado no Pavilhão 3, que funciona em todos os turnos e dias da CIENTEC. O contato com o laboratório ainda pode ser feito pelo telefone 3215-3803.



Por Antonio Pinto

Nenhum comentário :

Postar um comentário