Páginas

15 de abr. de 2010

Compromisso e empolgação


Não poderia faltar, claro, uma entrevista com Camila Robéria, aluna de Rádio e TV, coordenadora geral das equipes do Projeto Tela Livre 2010 e coordenadora da equipe de reportagem. Ela contou um pouco de sua experiência e o que vem por aí no Tela Livre desse ano.


Quais são as novidades do projeto tela livre 2010?


Camila – Esse ano o projeto está contando com a equipe de publicidade, que está participando ativamente dentro de todas as áreas, desde a criação, promoção, atendimento. A equipe de publicidade esse ano está mais integrada e isso veio a acrescentar no número de participantes do projeto, pois 40% das vagas são apenas para os alunos de Publicidade. Os outros 60% são divididos entre os alunos de Jornalismo e Rádio e TV. Ano passado a participação de publicidade era muito pequena.
Estamos contando com a produção de um aplicativo digital, o primeiro do curso de Comunicação Social. Esse aplicativo será utilizado no stand para apresentar o projeto.
A novidade esse ano são as oficinas com período determinado de 10 dias, que contam com a carga horária de 30 horas, divididas entre teoria e prática e serão produzidos três programas durante o semestre. Nos anos anteriores era produzido apenas um programa.


Quais são as maiores expectativas para o programa esse ano?


Camila – Elas já estão acontecendo dentro da prática. Como coordenadora da equipe de reportagem eu tenho me surpreendido com eles, que vêm com tudo pensado, com o roteiro pronto e isso não acontecia antes. Os alunos já têm uma autonomia e acredito que isso se deva à teoria que está sendo aplicada. Eles já estão vindo para a prática prontos.


Qual o maior benefício para o aluno que participa do Tela Livre?


Camila – Acredito que seja principalmente o reconhecimento do aluno dentro do curso. Saber que é isso que ele gosta e é isso que ele realmente quer seguir. É se reconhecer dentro de alguma área que a TV possibilita. Também tem a questão da experiência. O aluno pode conhecer como funciona uma TV, como é a produção, o que fica por trás das câmeras, saber o que deve ser pensado e realizado. Essa experiência eles não teriam tão cedo sem o projeto.


Qual o maior desafio em coordenar um projeto tão importante para o curso de comunicação social?

Camila – O maior desafio é ter que contar com o empenho das pessoas. É muito importante você saber selecionar as pessoas e sempre ter aquela pessoa em quem confiar. É através da observação do trabalho e da responsabilidade que cada um tem para com seu trabalho e suas atividades é que a gente encontra as pessoas certas. E por enquanto está tudo tranqüilo, todo mundo está trabalhando e se empenhando e isso é o mais importante para poder levar o projeto a diante.


Repórter: Juliana Câmara

2 comentários :