Páginas

24 de jun. de 2010

Nas trilhas do conhecimento


Com o objetivo de propor novas formas de aplicação do conhecimento gerado na universidade, o “Trilhas Potiguares” é, sem dúvida, um projeto que desperta o interesse de participação de muitos estudantes da UFRN. Pela importância de sua história e consagração no estado, o referido projeto será noticiado no primeiro Programa Sinapse, que será exibido durante a CIENTEC.


O Programa Trilhas Potiguares é uma iniciativa inovadora de atuação em comunidades, criado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, no final de 1995. Do ano de 1996 para cá, o programa vem acontecendo todos os anos, levando estudantes da univeridade a municípios de todo o estado com o objetivo de desenvolver projetos de assistência à população e interação entre eles.


A professora universitária Eriama Hackradt conversou com a nossa equipe e falou um pouco das estatísticas da edição do programa que será realizado este ano. “Ao todo serão 18 municípios que serão assistidos por 360 alunos da universidade, espalhados por eles”, contou ela.


A equipe do SINAPSE ouviu também Ricardo Fonseca, que foi coordenador do programa no município de Bom Jesus, em edição passada. Ele contou um pouco de sua experiência no desenvolvimento de projetos no município, durante cerca de um mês e meio que passou por lá. “O município apresentou bastante satisfação, e isso foi muito gratificante para mim e para toda a equipe”, comentou.


As estudantes de Biologia Jaciana Barbosa e Geovanine Araújo participaram das últimas edições do Trilhas Potiguares; Jaciana em 2008 e 2009, nos municípios de Vera Cruz e Pureza; e Geovanine em 2008, no município de Itaú. Elas destacaram outro ponto importante do programa que é o relacionamento de amizade criado entre os estudantes. “É uma experiência única, pois além de colocarmos em prática o que é abordado em sala de aula, temos a oportunidade de conhecer pessoas novas”, contou Jaciana.


Arquivo Tela Livre


Saiba mais sobre o Programa Trilhas Potiguares. Releia a entrevista realizada por nossa equipe com o professor Itamar Nobre, em Maio deste ano. Clique aqui para ver a entrevista completa.


Bastidores


Participaram da realização desta reportagem para o programa SINAPSE, a repórter Renata Costa, os produtores Jessé Pinto e Flávia Marques e o câmera André Araújo.


As gravações ocorreram na manhã da última quarta-feira (23), a partir das 08h, na Reitoria e no Centro de Biociências da UFRN.


Repórter: Romeu Dantas

Nenhum comentário :

Postar um comentário