Páginas

30 de jun. de 2010

A solidariedade de quem um dia já precisou dela



Ser ajudado e ajudar. Foi dentro dessa filosofia que surgiu a Casa Durval Paiva de Apoio a Criança com Câncer (CACC). Em 1994, ao saber que seu filho estava diagnosticado com câncer, uma família potiguar foi em busca de tratamento no exterior e lá foi amparada por uma casa de apoio. Ao ver o menino curado, a família do jovem resolveu também ajudar a quem precisa.


E para conhecer mais essa história e o funcionamento da Casa Durval Paiva, uma das equipes do programa Sinapse – formada pela produtora Ananda Braga, pela repórter Kassandra Lopes e pelo cinegrafista André Araújo – visitou o local na tarde dessa quarta-feira (29). A pauta tratou sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infanto-juvenil.


A Casa Durval Paiva está prestes a completar 15 anos de uma história de muita solidariedade. Durante todo o tratamento oncológico, a CACC oferece hospedagem - aos pais das crianças e adolescentes também -, alimentação, transporte diário, apoio nutricional, psicológico, odontológico, fisioterápico, educacional e sociocultural, doação de cestas básicas mensais, aquisição de próteses e medicamentos, além do muito carinho.


Nesse período em que estão na Casa, as mães das crianças, trabalham, com a ajuda da própria CACC, fazendo diversos utensílios e bijuterias e o dinheiro é revertido tanto para a instituição quanto para o próprio sustento das famílias dos jovens.


O intuito da Casa é resgatar um pouco da dignidade e da cidadania das crianças e dos pais delas durante o tratamento, e para isso faz uso de algumas parcerias e da solidariedade e contribuição da população, que pode ajudar financeiramente ou se tornando um colaborador.


Um dos pontos mais importantes da matéria foi a entrevista com Micarla, que sofreu com um câncer ósseo e teve a perna amputada no ano de 2001. Ela, hoje colaboradora, falou da importância da Casa em sua recuperação e na de outras crianças. Falou ainda da imagem que as pessoas tem do local e de como funciona o tratamento dessas crianças: “As pessoas pensam que aqui é um local de muita tristeza. E não é. Quem vem conhecer, percebe que o ambiente é de muita felicidade”, disse.


Para conhecer um pouco mais sobre a Casa Durval Paiva de Apoio a Criança com Câncer, acesse o site: http://www.caccdurvalpaiva.org.br/novo/


Repórter: Leonardo Erys

Nenhum comentário :

Postar um comentário