Páginas

25 de jun. de 2010

Educação, Saúde e Cidadania


Na manhã da última quarta-feira (23), a equipe do projeto Tela Livre gravou mais uma matéria para o seu novo programa, o Sinapse. A pauta tratou sobre o PESC (Projeto Educação, Saúde e Cidadania), um programa iniciado em 1999 que instituiu mudanças no ensino envolvendo oito cursos de graduação promovidos pelo Projeto UNI-Natal e Pró-reitoria de extensão.


No ano 2000, parte do programa desdobrou-se em uma atividade de extensão curricular, cadastrada como o equivalente a uma disciplina formal intitulada de “Saúde e Cidadania - SACI” que é oferecida a alunos do primeiro ano dos cursos de nutrição, enfermagem, medicina, farmácia, fisioterapia, odontologia e psicologia.


O projeto tem como principal objetivo a participação efetiva dos alunos nas comunidades carentes como forma de aprendizagem e exercício da cidadania, fazendo com que ele participem na melhoria da qualidade de saúde de cada comunidade.


Apesar do avanço na participação de alunos no projeto – no início eram 36 inscritos; hoje são 360 – ainda existem alguns problemas. Ao conceder entrevista a equipe do Tela Livre – formada pelas produtoras Samira Zaira e Tamires Rocha, pela câmera Yasmin e pela repórter Mariana Fernandes - a coordenadora da disciplina “SACI”, Nilma Dias, evidenciou a falta de recursos financeiros para o projeto: “O dinheiro, para o projeto acontecer, sai dos bolsos dos alunos e dos professores”, afirmou. Além disso, ela ainda falou sobre as condições nos lugares em que ocorre o projeto: “Há uma carência muito grande na estrutura das unidades básicas de saúde das comunidades onde o projeto atua”, concluiu.


Repórter: Leonardo Erys

Nenhum comentário :

Postar um comentário