Páginas

14 de mai. de 2010

Brinquedo de gente grande


Engana-se quem pensa que o vídeo game é um instrumento apenas de entretenimento infantil. Os primeiros jogos foram criados em 1958 nos Estados Unidos. O programa era o Tennis for Two, uma exibição bem simplória do esporte, e era exibido na tela de um osciloscópio.


Em meados dos anos 70, inicia-se a geração do Atari e do Super Nintendo. Começa uma overdose de consoles, que vão aumentando o preço. Em 1983, o interesse pelos games vai diminuindo, com a popularização do computador, já que o preço estava salgado e os jogos, sem qualidade. O Brasil pouco sentiu essa fragilidade.


Mas as empresas investiram em tecnologias superiores às vistas em computadores. Criaram então jogos que são lendas da geração 90, como Mario e Sonic, e vários outros jogos vão sendo criados. No inicio dos anos 2000 é lançado o Play Station 2, e o Xbox, um novo concorrente, elaborado pela gigante Microsoft. Hoje, ao fim da primeira década, os consumidores conhecem o 3d, em equipamentos como o Playstation 3 e o Nintendo Wii. Hoje em dia, os games são uma mídia atual, dinâmica e que chega a competir até com o cinema em faturamento anual.


As mídias vêm se especializando cada vez mais no assunto, e vem sendo criada ate uma nova categoria, a de Jornalismo de games. Revistas e programas de TV direcionados para os jogadores também estão sendo criados


Repórter: Paula Vitorio

Nenhum comentário :

Postar um comentário