Páginas

13 de mai. de 2010

Bastidores - História do Jornal Impresso no RN


Seguindo a pauta proposta, a produtora Luciana Lopes e a repórter Silvia Correia assumiram a responsabilidade de realizar a reportagem sobre a História do Jornal Impresso no Rio Grande do Norte.


A equipe pegou a estrada às 14 horas desta terça-feira (11) rumo ao prédio onde funcionou durante anos um dos primeiros jornais impressos do estado: “A República”, localizado no cruzamento da rua Juvino Barreto com a Avenida Câmara Cascudo; local também onde se preserva o Museu da Imprensa Eloy de Souza. O local foi escolhido para gravar algumas passagens da reportagem, assim como, filmar algumas partes interessantes, como o próprio museu já citado acima. Ele exibe no seu interior máquinas antigas e históricas do jornalismo impresso, como as de pré-impressão (fundição, composição manual e mecânica, fotomecânica), impressão (tipografia, litografia), acabamentos (encadernação) e etc.


Em seguida, a equipe partiu para a “Big Banca”, banca de revistas e jornais localizada no cruzamento entre a avenida Alexandrino de Alencar com a rua Jaguarari. O local foi escolhido para a gravação de mais uma passagem da reportagem.


De volta à UFRN, mais precisamente no Setor II, bloco H, foi a vez da equipe entrevistar o professor de Comunicação Social Emanoel Barreto, que já trabalhou em jornais como Diário de Natal, Tribuna do Norte, A República e O Jornal de Hoje. A entrevista aconteceu por volta das 18 horas e finalizou a matéria.

Repórter: Romeu Dantas

Nenhum comentário :

Postar um comentário