Páginas

14 de mai. de 2010

Congresso inicia com mesa redonda


O I Encontro da História da Mídia do Nordeste teve início nesta quinta-feira (13) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Das 14h às 19h aconteceram os credenciamentos na Sala de Eventos do Decom – CCHLA, e a partir das 15h aconteceu a primeira mesa redonda do evento, que discutiu o tema “Memória da Mídia Potiguar”, no auditório da biblioteca Zila Mamede. A mesa esteve mediada pelo Professor Mestre Newton Avelino de Andrade e contou com a participação dos ilustres Emanuel Barreto, professor da UFRN, e Marco Aurélio de Sá, diretor do Jornal de Hoje.


O professor Newton Avelino iniciou dando um breve histórico do jornal impresso no século XX, contando um pouco de sua experiência profissional na área; em seguida passou a palavra para Marco Aurélio, que a exemplo do primeiro, explorou um pouco da história do jornalismo aqui no Rio Grande do Norte. Ele fez menção aos primeiros jornais impressos que surgiram no estado, como “O Mossoroense”, “A República” e o “Diário de Natal”. Apresentou também um pouco de sua história como jornalista. Para quem não sabe, Marco Aurélio criou dois grandes jornais no estado. O primeiro foi o “Dois Pontos”, que fez muito sucesso durante a segunda metade do século passado, mas que acabou deixando de circular anos depois; O segundo foi o “Jornal de Hoje, que circula até os dias atuais em todo o RN.


Quando a palavra foi passada para o professor Manuel Barreto, ele descreveu também um pouco da sua vasta experiência profissional, destaque para sua atuação como repórter policial no Diário de Natal e em jornais como “A República”, “Dois Pontos”, “Jornal de Hoje” e “Tribuna do Norte”.


Em um segundo momento, os três jornalistas responderam a perguntas feitas pelo público que acompanhava o evento. A primeira mesa redonda do encontro foi encerrada por volta das 18 horas.


Repórter: Romeu Dantas

Nenhum comentário :

Postar um comentário