Páginas

29 de jul. de 2010

Escolas privadas também compartilham os saberes na CIENTEC



Espalhados pelos diversos pavilhões da CIENTEC, instalados na Praça Cívica do Campus, encontramos stands representantes não só das redes municipal e estadual de ensino, como também da rede privada. Os colégios CEI –Romualdo Galvão, CEI – Mirassol e Contemporâneo são exemplos de instituições que se sentiram interessadas em compartilhar um pouco do saber produzido nas suas salas de aula, levando seus alunos à feira para dividir os conhecimentos adquiridos com os demais visitantes e alunos de escolas públicas.


No stand do CEI – Romualdo Galvão, observamos a realização de atividades dinâmicas que contribuíam para a disseminação da aprendizagem, como oficinas de arte com argila, experimentos científicos relacionados com o ecossistema, atitudes de conscientização ecológica, como a questão do consumo de água e poluição, aplicação de gestos de cidadania, como a simulação do voto presidencial, além da explicação da proposta bilíngüe que a instituição vem adotando.


A assistente de orientação pedagógica da escola, Ana Lúcia, afirma ser uma importante iniciativa trazer seus alunos para compartilharem o que vêm aprendendo num evento como a CIENTEC: “procuramos a socialização do conhecimento que é produzido diariamente na nossa instituição, pois é através de atitudes como essa que estamos reafirmando a nossa proposta inicial, a de educar pra o pensar”.


No stand do CEI – Mirassol, os visitantes se divertem com truques da física aplicados pelo professor Amadeu Albino, que através de uma caixa mágica criou a ilusão de estar flutuando, e observam atentamente as explicações dos jovens sobre seus projetos. Da mesma forma, o stand do colégio Contemporâneo é repleto de estudantes que estão a todo momento exibindo suas pesquisas e interagindo com o público. Eles oferecem apresentações sobre temas diversos como biologia, matemática, física e química e ainda sobre lições de cidadania, como o tema de respeito para com os idosos. Vale bastante a pena conferir esse aprendizado de perto.


Repórter: Luiza Freire

Nenhum comentário :

Postar um comentário