Páginas

30 de jul. de 2010

Pode entrar, a casa é sua: UFRN 50 anos


“A missão da UFRN, como instituição pública, é educar, produzir e disseminar o saber universal, contribuindo para o desenvolvimento humano e comprometendo-se com a justiça social, a democracia e a cidadania“. É com essa oração que o visitante se depara ao entrar na exposição UFRN, 50 Anos. Em um dos maiores ambientes da ExpoT&C, pode-se sentir e conhecer melhor a instituição federal de ensino superior do estado que, recentemente, completou 50 anos. E como bem escreveu o Reitor José Ivonildo Rêgo, em seu depoimento para a exposição de caráter especial, na entrada do espaço: “Pode entrar, a casa é sua”.

No ambiente pode-se encontrar vários atrativos que prendem a atenção do visitante. Dentre as divisões do ambiente podem encontrar depoimentos de professores da Universidade, políticos e personalidades que, de uma forma ou de outra, a sua história de vida confunde-se com a história da instituição. Há ainda uma mostra que se pode denominar de justa homenagem sem prejuízo algum de mérito ou definição sobre funcionários antigos (com cerca 35 anos de trabalho cada um) e suas mãos, que ajudaram a construir a Universidade Federal do Rio Grande do Norte. São expostos banners enormes (em tecido especial) nos quais se encontra a história da UFRN em documentos e registros históricos, textos e fotos. Fotos 3x4 e nomes de alunos também têm seu espaço.

É possível encontrar e se informar sobre programas e projetos desenvolvidos pela Universidade, como o de Educação Ambiental e Meio Ambiente, por exemplo. São exibidos, também, detalhadamente alguns departamentos da instituição, seus responsáveis e superintendentes. No ambiente foi posto uma obra de arte de tamanho considerável, simulando e pesando um caranguejo, espécie típica do nosso mangue e ingrediente marcante de nossa culinária. Um quadro interativo chama a atenção de que passa pelo local, com o nome de todos os professores da UFRN preso em fitas e almofadas em forma de sacos.

Para resumir o espaço, a história da intuição e o objetivo da exposição, fica o depoimento dado pela professora doutora e superintendente de comunicação da UFRN Josimey Costa: “A UFRN, para mim, é portal, lugar de abertura para um mundo de tantos outros universos”.

Repórter: Jessé Pinto

Nenhum comentário :

Postar um comentário