Páginas

27 de jul. de 2010

Hemonorte cadastra doadores de medula óssea e ajuda a salvar vidas

Com uma simples coleta de 10 ml de sangue, você pode mudar a vida de alguém. É que esse é o procedimento para cadastrar-se no banco de doadores de medula óssea do Hemonorte. A medula óssea é a matriz do sangue, localizada na parte interna dos ossos, e nela estão as células-mãe, que originam os glóbulos vermelhos, brancos e as plaquetas. Quem precisa de transplante são portadores de leucemia, aplasias de medula óssea, ou algumas crianças com doenças genéticas.


No pavilhão 2 da Cientec está localizado o stand do Hemonorte. Lá você pode fazer um cadastro e se tornar um doador de medula óssea. Conversei com a coordenadora do Hemonorte, Josefa Ziza, que me passou várias informações sobre o processo.


O processo para o transplante envolve o processo de punção, em 95% dos casos. O processo incide na retirada do líquido através de agulhas especiais e sob anestesia. A compatibilidade é de um entre cem mil, caso não seja parental. Aí está a dificuldade para os transplantes. Mas o movimento do stand na CIENTEC está muito bom, objetivando chegar a 50 no dia de hoje, disse Josefa.


Pra quem estiver interessado em ser um doador de medula, é só vir no stand do Hemonorte, dar seu nome completo, RG, CPF, endereço de residência e estado. Depois, só coletar o sangue.


Jeniffer Rocha, do Tela Livre, coletando sangue e fazendo sua parte.


Repórter: Paula Vitorio


2 comentários :

  1. E Jeniffer bombando na doação. É isso aí Jeniffer Rocha! :D

    ResponderExcluir
  2. Eu sou mil e uma utilidades, criaturas!! Palinha paparazzi!! kkkkkk

    ResponderExcluir